COMO ORGANIZAR O QUARTO DAS CRIANÇAS

21-09-2010 23:41

Muita gente aceita com resignação que nunca será possível eliminar toda a bagunça da criançada, principalmente no quarto. As chaves para resolver o problema são paciência, criatividade e estratégias especiais.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gifDê o exemplo
Mantenha seu quarto arrumado e demonstre entusiasmo pela tarefa de organização, assim as crianças se contagiam.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gifElimine roupas e brinquedos que não são utilizados.
Tire tudo dos armários e gavetas e selecione o que serve e o que pode ser dispensado. Se não tiver certeza do que cabe ou não peça para que a criança prove as roupas. Também pergunte do que ela gosta ou não.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Tenha um lugar para cada coisa
Seus móveis e armários devem tornar mais fácil a tarefa de guardar seus pertences e deixar tudo em ordem, reduzindo a confusão.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gifProvidencie recipientes variados
Eles servem para que as crianças guardem objetos de um mesmo tipo. Assim elas vão ser capazes de localizar o que querem rapidamente.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis
Utilize as prateleiras e gavetas mais baixas. Nos lugares altos guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não lêem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler troque-os por palavras.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Instale um suporte de cabides ao alcance delas

 
Para que as crianças possam, elas mesmas, pendurar suas roupas. Opção barata é o suporte de pressão, que você levanta à medida que elas crescem. Você pode ainda improvisar um suporte passando uma corrente através de um tubo de plástico resistente o suficiente para sustentar os cabides. Prenda um aro de cortina em cada extremidade e pendure no suporte original. No suporte principal pendure roupas pouco utilizadas.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Tenha divisões no armário
Separe áreas para roupas caseiras, uniformes, e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças, etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Instale na porta do guarda-roupa ganchos mais baixos
Para que as crianças possam deixar pendurados objetos de uso diário, mochilas, pijamas e acessórios esportivos.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Compre uma sapateira
Certifique-se de que ela é capaz de conter todos os calçados de seus filhos. Ensine-os a manter os pares sempre juntos. Uma interessante opção para organizar os calçados otimizando espaço e facilitando a organização é a Easy Box, um kit organizador de sapatos com capacidade para até 05 pares.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Para ampliar o espaço, instale um gaveteiro portátil
Bons locais são: debaixo das camas ou dentro do armário. Isso ainda facilita o acesso para crianças pequenas, que não conseguem abrir gavetas pesadas e não alcançam prateleiras mais altas.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Deixe um cesto para roupa suja no quarto da criança.
Você pode instalar uma cesta de basquete sobre o cesto para motivar as crianças a executar essa tarefa.

https://www.organizesuavida.com.br/shop/imagens1/top-espaco.gif Dica
Antes de comprar roupas para seus filhos, veja o que eles realmente estão precisando e anote em uma lista, com o tamanho deles ao lado.

 


Quer saber mais sobre organização infantil? Leia o e-book Como organizar Quartos Infantis e Brinquedos

“Esta matéria pode ser publicada gratuitamente em seu site, jornal, revista ou newsletter, desde que citada a fonte: www.organizesuavida.com.br. Se desejar publicar artigos e informações exclusivas entre em contato.”

 

—————

Voltar